Casa Branca pede que Congresso vote tratado comercial com a Colômbia

Washington, 17 nov (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, espera que o Congresso submeta à votação nos próximos dias o Tratado de Livre-Comércio (TLC) com a Colômbia.

EFE |

A afirmação foi feita durante entrevista coletiva pela porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, ao explicar as prioridades do líder no que resta do seu mandato.

"Pedimos ao Congresso que, se verdadeiramente quer ajudar a economia e (reativar) a criação de empregos em nosso país, aprovem os tratados de livre-comércio que tem perante si", disse Perino.

A porta-voz destacou em particular o TLC com a Colômbia, o qual foi assinado pelos dois países em novembro de 2006, mas que enfrenta a oposição da maioria democrata devido à preocupação com a violência contra sindicalistas nesse país.

O TLC com a Colômbia "está maduro", mas o Congresso também deveria submeter à votação os pactos pendentes com Panamá e Coréia do Sul, assegurou Perino.

O Congresso inicia hoje uma curta sessão pós-eleitoral, conhecida em inglês como "lame duck", na qual se deve debater, sobretudo, um plano de resgate da indústria automotiva e a possibilidade de um segundo programa de estímulo econômico. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG