Casa Branca espera que regime iraniano mude de atitude

A Casa Branca indicou nesta segunda-feira que a mensagem enviada na semana passada pelo presidente Barack Obama aos líderes iranianos oferecia a eles a possibilidade de uma nova relação, e manifestou a esperança de que o governo islâmico mude de atitude.

AFP |

O número um iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, também disse no sábado que esperava uma mudança de atitude por parte dos Estados Unidos, não somente de palavra, mas também nos fatos, quando a mensagem de Obama ofereceu a perspectiva de um diálogo após 30 anos de quase silêncio diplomático entre os dois países.

A mensagem de Obama foi uma oportunidade para "falar diretamente aos iranianos para destacar a possibilidade de uma relação nova e transformada, fundada nos direitos e responsabilidades compartilhadas", respondeu à imprensa o porta-voz de Obama, Robert Gibbs, após ter sido perguntado se via sinais animadores na declaração do aiatolá Khamenei.

"O presidente acredita que chegou o momento de realizar essa mudança e, independentemente de qualquer resposta, o presidente espera que os dirigentes iranianos se esforcem para mudar de comportamento", disse Gibbs.

lal/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG