firme e unido da UE à Geórgia - Mundo - iG" /

Casa Branca elogia apoio firme e unido da UE à Geórgia

Washington, 1 set (EFE) - A Casa Branca elogiou hoje o apoio firme e unido da União Européia (UE) à integridade territorial, soberania e reconstrução da Geórgia na cúpula extraordinária de chefes de Estado realizada em Bruxelas.

EFE |

Em comunicado, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Dana Perino, destacou a decisão da UE de enviar uma missão à Geórgia e pediu aos países-membros do bloco que enviem "o mais rápido possível" observadores à região.

Também recebeu positivamente a nomeação de um representante especial da União Européia para a crise no Cáucaso e assegurou que o Governo americano trabalhará "de perto" com o enviado.

"Trabalharemos com a UE para ajudar a Geórgia em sua reconstrução e participaremos da conferência internacional de doadores" que será realizada em um futuro próximo, afirmou Perino.

A Casa Branca somou-se novamente à condenação do bloco à decisão da Rússia de reconhecer a independência das regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

"Também coincidimos com a UE em que a Rússia tem que escolher" se quer ou não se asilar na Europa, assinalou a porta-voz.

Os líderes europeus advertiram hoje a Rússia de que suspendem as reuniões voltadas à negociação do acordo de colaboração entre a UE e Moscou até que retire suas tropas às posições anteriores a 7 de agosto.

Os Estados Unidos elogiaram que a UE tenha exigido o "completo" cumprimento por parte da Rússia dos seis pontos do plano de regra elaborado pela França e se uniu ao apelo dos países-membros a Moscou para que coloque suas forças militares às posições anteriores ao confronto armado.

Além disso, a Casa Branca expressou sua satisfação com a viagem do presidente francês, Nicolas Sarkozy, o da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, e do alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, a Moscou.

Eles vão exigir ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que cumpra o "escrupuloso e íntegro" do plano de paz.

Perino também ressaltou a importância de que seja implementado o mecanismo internacional de supervisão, previsto no quinto ponto do acordo de cessar-fogo, destinado a substituir as tropas russas que ainda ocupam áreas situadas além dos limites administrativos das regiões separatistas.

Por último, a porta-voz agradeceu o pronunciamento da UE a favor de que comecem de forma urgente os debates internacionais sobre a segurança e a estabilidade da Ossétia do Sul e da Abkházia, como estabelece o sexto ponto do acordo de paz. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG