Casa Branca diz que Obama fortaleceu os Estados Unidos

A Casa Branca afirmou nesta terça-feira que Barack Obama, com seus esforços diplomáticos constantes, fortaleceu os Estados Unidos no cenário internacional.

AFP |

Em mensagem publicada no blog da Casa Branca, a presidência enumerou os sucessos alcançados pela equipe de Obama no âmbito diplomático, sem mencionar, porém, o processo de paz no Oriente Médio, que continua paralisado.

Referindo-se às medidas tomadas pelo novo governo para restabelecer "o estatuto dos Estados Unidos no mundo", esta mensagem assinada por Ben Rhodes, conselheiro de Obama, afirma que graças aos esforços do presidente sobre o caso nuclear iraniano, "a comunidade internacional está mais unida do que nunca, enquanto o Irã está mais isolado".

Sobre a Coreia do Norte, Rhodes resumiu a doutrina do governo: "Se os países respeitarem suas obrigações, a porta estará aberta para melhores relações com a comunidade internacional. Se isso não acontecer, ficarão isolados".

Em se tratando da Al-Qaeda, Rhodes afirmou que a rede terrorista sofreu duros golpes graças ao estabelecimento de "parcerias no sul da Ásia, na península arábica e na África".

"Ao proibir a tortura e trabalhar para o fechamento da prisão de Guantánamo, tiramos da Al-Qaeda um meio de recrutamento", avaliou o conselheiro de Obama.

No entanto, a tentativa de atentado contra um avião de carreira americano no dia do Natal, atribuída a um jovem nigeriano seguidor da Al-Qaeda, mostra que "ainda há muito trabalho para fazer" no combate à rede terrorista, finalizou.

tq/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG