super-poderes para deter Bin Laden - Mundo - iG" /

Casa Branca diz que não tem super-poderes para deter Bin Laden

Washington, 10 set (EFE).- A Casa Branca admitiu hoje as limitações da Administração do presidente George W.

EFE |

Bush para encontrar o terrorista Osama bin Laden, cuja captura continua sendo a prioridade número um do Governo dos Estados Unidos.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que o presidente Bush "está focado em conseguir" a detenção de Bin Laden e em levá-lo "à Justiça o mais rápido possível".

Perino ressaltou que o Governo redobrou seus esforços para fortalecer os serviços de inteligência e coordenar seu trabalho com o Exército para evitar outro ataque terrorista, mas, apesar de tudo, "há limitações humanas", ressaltou.

"Isso não é como nos filmes. Não temos super-poderes", disse a porta-voz.

Bin Laden, líder da Al Qaeda e responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, é, desde então, procurado sem descanso pelas tropas americanas.

No entanto, disse Perino, durante este tempo o Governo dos EUA foi bem-sucedido em deter outros membros da Al Qaeda, como Khalid Shikh Mohammed, considerado o cérebro dos atentados e que está detido em Guantánamo.

A porta-voz da Casa Branca também reconheceu que os trabalhos da inteligência para localizar Bin Laden diminuíram, embora continuem sendo a prioridade número um da Administração Bush.

"Não vamos nos render. Esta luta e esta busca continuarão até que ele seja levado à Justiça", afirmou.

"O presidente (Bush) pensa nos atentados do 11 de setembro todos os dias. Desde que se levanta e até a hora em que se deita. Sempre está preocupado com outro ataque terrorista que possa ser cometido no país", disse Perino.

Esse é o motivo pelo qual "damos continuidade a nossas operações no Afeganistão e trabalhamos com nossos aliados no mundo, especialmente na Europa, para desmantelar conspirações como as dos ataques aéreos", acrescentou. EFE elv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG