Casa Branca diz que derrotas em eleições não refletem apoio a Obama

A Casa Branca disse nesta quarta-feira que o resultado das eleições para governador em dois Estados americanos na terça-feira, vencidas pelo Partido Republicano, não refletem o apoio da população ao governo do presidente Barack Obama, eleito há exatos 12 meses. Segundo o porta-voz Robert Gibbs, os eleitores se concentraram em questões muito locais, que não envolvem o presidente.

BBC Brasil |

Gibbs também afirmou que o pleito realizado em dois Estados não terá impacto nas eleições legislativas de 2010.

"Eu não acho que o presidente esteja olhando (as eleições) e acredite que digam algo sobre nossos futuros esforços legislativos ou sobre nossos futuros esforços políticos", disse Gibbs.

Os candidatos republicanos Chris Christie e Bob McDonnell venceram as eleições para governador em Nova Jersey e Virgínia, Estados que haviam dado vitória a Obama na eleição presidencial do ano passado e nos quais o presidente fez campanha para os candidatos de seu partido no pleito da terça-feira.

Republicanos
Após a divulgação dos resultados, os republicanos disseram que a eleição indica que os eleitores estão insatisfeitos com o governo de Obama, que enfrenta dificuldades para aprovar suas propostas de reforma do sistema de saúde e de combate às mudanças climáticas e para obter apoio à sua política para o Afeganistão.

"(O resultado) envia um claro sinal de que os eleitores estão fartos da agenda liberal do presidente", disse o presidente do Partido Republicano, Michael Steele.

Os democratas, no entanto, rejeitam a alegação dos republicanos. O presidente do Partido Democrata, Tim Kaine, disse que Obama permanece popular e que a derrota do partido reflete a ansiedade dos eleitores com a crise econômica e o desemprego.

"Essas eleições envolveram questões locais e estaduais", disse Kaine. "E apesar do que alguns certamente irão alegar, os resultados não representam uma previsão do futuro nem refletem o estado de espírito nacional."
Bloomberg
Em Nova Jersey, Chris Christie venceu o governador democrata Jon Corzine, que tentava a reeleição. Na Virgínia, Bob McDonnell derrotou o democrata Creigh Deeds por ampla margem.

Na eleição presidencial do ano passado, Obama foi o primeiro candidato presidencial a vencer na Virgínia desde 1964. Os últimos dois governadores do Estado também eram do Partido Democrata.

Também na terça-feira foi realizada eleição para a prefeitura de Nova York, em que prefeito Michael Bloomberg, candidato independente, ganhou um terceiro mandato com 51% dos votos, contra 46% do democrata Bill Thompson.

No Estado do Maine, os eleitores rejeitaram em referendo a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovada pelos legisladores do Estado no início do ano.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG