Casa Branca divulga imagens de reuniões sobre ataque a Bin Laden

Obama, que participou das reuniões, anunciou a morte do líder terrorista na madrugada de segunda-feira (horário de Brasília)

iG São Paulo |

A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira imagens da série de reuniões que aconteceram neste domingo, com a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, do vice-presidente, Joe Biden, e da secretária de Estado, Hillary Clinton, para decidir os últimos detalhes da ação que culminaria na morte do fundador e líder da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden .


Bin Laden era o primeiro na lista dos criminosos mais procurados pelas autoridades americanas. As forças americanas tentavam capturar o líder da Al-Qaeda há mais de dez anos, antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington.

No madrugada de segunda-feira (horário de Brasília), Obama afirmou que, após ter recebido informações de inteligência confiáveis sobre o lugar onde se encontrava Bin Laden, no Paquistão, na semana passada deu a ordem de atacar. A operação foi conduzida por um "pequeno grupo" e o líder terrorista foi morto após troca de tiros. Um teste de DNA confirmou que era Bin Laden o morto na operação dos EUA, segundo um oficial americano à rede de TV CNN.

O presidente americano disse que Bin Laden foi localizado em Abottabad, no norte do Paquistão. Previamente, a rede CNN tinha citado fontes governamentais para afirmar que se encontrava em uma mansão nos arredores de Islamabad.

    Leia tudo sobre: osama bil ladenbarack obamaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG