Casa Branca confirma novo encontro entre Bush e Abbas no Egito

Washington, 24 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, voltará a se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

O encontro acontecerá no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, durante a viagem que o governante americano fará pelo Oriente Médio em meados de maio, confirmou a Casa Branca.

Ambos os presidentes reuniram hoje na Casa Branca, dentro de uma série de contatos diplomáticos para impulsionar o estagnado processo de paz entre israelenses e palestinos, que Bush espera que termine com um acordo ainda antes do fim do seu mandato, em janeiro do ano que vem.

Em declarações antes do encontro no Salão Oval, a porta-voz da Casa Branca Dana Perino admitiu que os avanços nas negociações se reduziram desde que, em novembro passado, israelenses e palestinos se comprometeram a chegar a um acordo até o fim deste ano.

"Embora as conversas entre os dois tenham sido mantidas, as tensões continuam muito altas em muitos dos assuntos", entre eles o dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados, disse Perino.

Segundo a porta-voz, os EUA estão tentando "encontrar uma área em que pressionar" para conseguir resultados. Além disso, continuam esperançosos no alcance de um acordo até janeiro, embora ainda haja "muito trabalho pela frente".

A viagem que Bush fará pelo Oriente Médio em maio está relacionada às comemorações do 60º aniversário do Estado de Israel.

Abbas chegou a dizer que a reunião acontecerá no próximo dia 17.

Mas Perino não quis confirmar a data exata, já que a agenda do presidente ainda estaria sendo finalizada. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG