Washington, 23 out (EFE).- A economia dos Estados Unidos não teve bons números no terceiro trimestre e caminha rumo a outros três meses difíceis, admitiu hoje a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

"Estamos em um caminho complicado, também em relação ao emprego, e esperamos que o PIB (que será divulgado) na próxima semana não tenha bons números", disse Perino, que reconheceu que "o trimestre seguinte provavelmente também será difícil".

O Departamento de Comércio divulgará, na próxima semana, o primeiro cálculo preliminar da atividade econômica entre julho e setembro, e a maioria dos analistas acredita que o ritmo de crescimento foi inferior a 0,5% anual.

No primeiro trimestre, o ritmo anual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1,6%, enquanto no segundo foi de 2,8%.

"Infelizmente há muita gente nos Estados Unidos que perdeu seu emprego ou teme perdê-lo", disse Perino.

A porta-voz destacou que o melhor que pode ser feito é "aplicar o plano de auxílio que destrave o crédito e ponha em movimento o dinheiro para que o país retome o crescimento do emprego".

Perino reconheceu que até hoje nem um único dólar do programa bilionário de resgate financeiro foi utilizado.

"No último mês, vimos uma desaceleração tremenda de nossa economia e, enquanto os mercados tentam digerir a situação, o que nos espera, provavelmente, é outro mês difícil", frisou.

A porta-voz reiterou que não estava fazendo uma previsão e imediatamente ressaltou que "caso se olhe a realidade e quanto tempo passará até que o país volte ao crescimento do emprego, pode levar muito tempo". EFE jab/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.