Casa Branca adia novamente reunião sobre reforma migratória

Washington, 12 jun (EFE).- A Casa Branca adiou pela segunda vez uma reunião entre o presidente americano, Barack Obama, e líderes do Congresso do país sobre uma reforma migratória integral.

EFE |

Um funcionário do alto escalão do Governo dos Estados Unidos declarou à Agência Efe que o encontro, até o momento previsto para a próxima quarta-feira, vai ocorrer apenas na semana seguinte, em data ainda indefinida.

De acordo com o funcionário, o novo adiamento se deve a "problemas de agenda".

Inicialmente, o encontro entre Obama e os líderes democratas e republicanos devia ter sido realizado na segunda-feira passada, mas foi adiado devido à proximidade com o retorno do presidente de sua viagem pelo Oriente Médio e Europa, um dia antes.

A fonte insistiu em que, apesar do duplo adiamento, a Casa Branca mantém seu interesse em realizar a reunião, cujo objetivo é "buscar um ponto de partida e um terreno comum" para retomar o debate sobre a reforma migratória antes do final de 2009.

Durante a campanha eleitoral, Obama sempre deixou claro que qualquer reforma migratória do Congresso deve incluir uma via para a legalização dos imigrantes ilegais caso estes cumpram uma série de requisitos.

O presidente americano também apoia incorporar elementos para reforçar a vigilância das fronteiras e para a aplicação das leis migratórias, de modo que haja punições contra os empregadores que contratam conscientemente imigrantes ilegais.

Há a estimativa de que 12 milhões de imigrantes estejam atualmente nos EUA de forma irregular.

O novo adiamento gerou decepção entre as organizações de defesa dos imigrantes, que ainda se mostram confiantes quanto ao futuro da reforma.

Segundo Ali Noorani, diretor-executivo do Fórum Nacional de Imigração, o atraso "é um erro", mas não um passo para trás, pois "as pesquisas mostram o apoio a uma reforma que ajude a fortalecer a economia". EFE mv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG