Carter se reúne com presidente sírio para falar de política

O presidente sírio, Bachar al-Assad, conversou neste sábado com o ex-presidente americano Jimmy Carter sobre o estado das negociações indiretas entre o governo de Damasco e Israel, informou a agência oficial de notícias Sana.

AFP |

O presidente sírio e Jimmy Carter, que chegou a Damasco hoje de manhã, trataram, concretamente, "do tema das colinas de Golã", ocupadas por Israel desde 1967 e anexadas em 1981 e que a Síria pretende recuperar como condição para firmar um acordo de paz com Tel Aviv, acrescentou a agência Sana.

As negociações indiretas entre Síria e Israel começaram em maio, sob mediação da Turquia, mas estão interrompidas desde julho, devido à política interna de Israel, que realizará eleições antecipadas em 10 de fevereiro de 2009.

Israel e Síria estão oficialmente em guerra desde o primeiro conflito árabe-israelense de 1948.

Em seu encontro, Assad "agradeceu a Carter pelos esforços pela paz", e o ex-presidente expressou a "esperança de que a nova Administração americana (do presidente eleito, Barack Obama) se envolva no processo de paz regional, o que contribuirá para a estabilidade no Oriente Médio e no mundo", completou a agência.

Eles também conversaram sobre "a tragédia que vivem os habitantes da Faixa de Gaza, devido ao bloqueio injusto imposto por Israel", ainda de acordo com a Sana.

No encontro, também trataram das relações sírio-americanas, paralisadas há anos, e "sobre as perspectivas de melhorá-las com a chegada de uma nova administração" a Washington.

O ex-presidente americano terminou na sexta-feira sua visita ao Líbano, onde se reuniu com as autoridades de Beirute para tratar da possível presença de observadores de sua fundação nas eleições legislativas de 2009, disse um porta-voz do Centro Carter.

rm/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG