Os cartéis das drogas tentam desestabilizar o México e os Estados Unidos, advertiu John Morton, subsecretário americano Imigração e Alfândega do Departamento de Segurança Nacional, em uma vista à capital mexicana.

A declaração foi feita em uma entrevista a uma emissora de televisão mexicana, na qual destacou as ações dos governos dos dois países contra o crime organizado.

Morton afirmou que os dois governos trabalham de perto para compartilhar informações de inteligência e enfrentar oss cartéis que disputam as rotas do tráfico de drogas para os Estados Unidos e o mercado doméstico.

O americano está no México acompnahado por Bruce Swartz, subprocurador-geral adjunto do Departamento de Justiça, e Kenneth Melson, diretor do Escritório para o Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos Estados Unidos.

Os funcionários americanos se reunirão com os colegas mexicanos para melhorar a apreensão de armas que cruzam a fronteira e aumentar a capacidade do México de rastrear as armas encontradas com criminosos.

lp/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.