Carta do prefeito de Paris contra Caroline Kennedy é falsa--NYT

Por Claudia Parsons NOVA YORK (Reuters) - O jornal The New York Times disse ser falsa a carta publicada na segunda-feira, com o nome do prefeito de Paris, criticando Caroline Kennedy por querer uma vaga no Senado dos EUA.

Reuters |

A filha do falecido presidente John Kennedy vem percorrendo o Estado de Nova York nos últimos dias em busca de apoio para que o governador local a indique para o lugar no Senado que ficará vago com a ida de Hillary Clinton para o Departamento de Estado.

A carta atribuída a Bertrand Delanoe, prefeito de Paris, afirma que a pretensão dela é "de péssimo gosto", "surpreendente e não muito democrática, para dizer o mínimo".

"Nós, franceses, admiramos consistentemente a Constituição Americana, mas parece que recentemente tanto os republicanos quanto os democratas estão se desviando de um modelo realmente democrático", disse a carta.

"Esta carta era falsa", disse o Times em nota divulgada na segunda-feira por seu site. O texto diz que a carta foi enviada por email e que o redator encarregado da seção enviou uma mensagem à Prefeitura de Paris pedindo uma confirmação, que não chegou.

"A essa altura, deveríamos ter contatado o gabinete de Delanoe para verificar se ele havia, de fato, escrito para nós", disse o jornal. "Não fizemos isso."

O texto pede desculpas a Delanoe e diz que o jornal está revendo seus procedimentos para a publicação de cartas.

Kennedy, de 51 anos, desperta grande interesse por ser parte de uma dinastia política dos EUA. Além de ser filha de um presidente e ex- senador, ela é sobrinha de dois senadores -- Robert, assassinado em 1968 quando disputava a Presidência, e Ted, ainda hoje um dos membros mais influentes do Congresso.

A carta falsa é o último constrangimento para um jornal que viu sua reputação abalada em 2003, com a revelação de que o repórter Jayson Blair havia inventado declarações, falsificado cabeçalhos e usado material de outros jornais sem citar as fontes.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG