Carta de paciente com câncer inspirou Obama na reforma

A Casa Branca colocou em seu site na internet uma carta enviada em janeiro por uma paciente com câncer ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que acabou tendo um papel de peso na luta dele pela recém-aprovada reforma do sistema de saúde americano.

BBC Brasil |

A missiva de Natoma Canfield, na qual manifestava sua dificuldade de pagar seu plano de saúde, foi mencionada por ele em todos os seus discursos para defender a reforma.

AP
Obama com a irmã de Natoma Canfield, Connie Anderson, em evento em Ohio

Obama com a irmã de Natoma Canfield, Connie Anderson, em Ohio

Canfield, de 50 anos, foi diagnosticada com câncer há 16 anos. Na carta, ela conta que em 2009 pagou mais de US$ 10 mil em mensalidades e taxas de seu plano de saúde, que, em troca, cobriu seus gastos em apenas menos de US$ 1 mil.

"Preciso da ajuda da sua reforma da saúde", escreveu Canfield. Simplesmente não posso mais cobrir meus gastos com minha saúde. Por favor, continue concentrado em suas tentativas de fazer a reforma, já que eu e muitos outros estamos precisando desesperadamente da sua ajuda."

Mudando de opinião

A carta foi publicada no site da Casa Branca. Durante a campanha pela aprovação da reforma, Obama visitou vários Estados americanos, inclusive Ohio, onde Canfield mora.

"Estou aqui por causa de Natoma", disse ele. "Estou aqui por causa de inúmeros outros que foram obrigados a enfrentar os desafios mais assustadores de suas vidas com o peso adicional de contas médicas que eles não conseguiam pagar. Não acho que isso é certo. Nem vocês acham."

O deputado democrata de Ohio John Boccieri disse que o caso de Canfield o fez mudar de ideia e votar a favor da reforma.

A reforma do sistema de saúde era a principal bandeira da política doméstica de Barack Obama. Ela foi aprovada pela Câmara dos Representantes na noite de domingo, por 219 votos a favor e 212 contra.

Leia mais sobre reforma da saúde

    Leia tudo sobre: euareforma da saúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG