Carros de Pequim iniciam rodízio para desafogar trânsito

As autoridades municipais de Pequim introduziram neste domingo um esquema de rodízio no trânsito em uma tentativa de desafogar o caótico trânsito da capital chinesa durante os Jogos Olímpicos. Segundo o jornal oficial chinês China Daily, a medida, parte das iniciativas da cidade para reduzir os índices de poluição e congestionamentos, prevê que carros com placas ímpares e pares saiam às ruas em dias alternados.

BBC Brasil |

As autoridades estimam que metade dos 3,3 milhões de carros da capital ficarão longe do trânsito nos próximos dois meses.

Mais de 10 mil câmeras foram instaladas em vários pontos de Pequim para flagrar os infratores. Quem desrespeitar as regras terá de pagar uma multa de US$ 15 (R$ 23).

Outras medidas já foram introduzidas pelas autoridades, como a redução da jornada de trabalho das empresas públicas, que deverão motivar seus funcionários a trabalharem a partir de casa.

Em outra tentativa de diminuir a poluição, as autoridades ordenaram que algumas fábricas em Pequim e nas províncias arredores fechem temporariamente e suspenderam algumas obras na capital.

O Comitê Olímpico Internacional disse que poderá suspender as competições durante algumas horas se o nível de poluição estiver muito alto na capital.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG