Carro-bomba mata 3 em cidade portuária da Colômbia

BOGOTÁ (Reuters) - Um carro-bomba explodiu na cidade portuária colombiana de Buenaventura nesta quarta-feira, matando ao menos três pessoas e deixando cinco feridos, informou o Exército. A explosão atingiu uma área próxima aos prédios da procuradoria-geral e da prefeitura de Buenaventura, um porto importante da Colômbia na costa do Pacífico, disseram autoridades.

Reuters |

"Esse é um infeliz ato terrorista", disse a jornalistas o comandante do Exército, general Freddy Padilla.

A violência na Colômbia entrou em declínio depois que o presidente Álvaro Uribe chegou ao poder em 2002 e reforçou o envio de tropas para combater os rebeldes, paramilitares e traficantes de drogas. Mas os rebeldes continuam fortes em áreas rurais.

A costa perto de Buenaventura é um ponto fundamental para o tráfico de cocaína e as milícias rebeldes envolvidas no crime organizado costumam realizar ataques contra alvos do Exército e da polícia na cidade.

Uribe tem boa popularidade no país por seu combate à violência apoiado pelos Estados Unidos. Ele deixará o poder este ano após dois mandatos na Presidência. Os colombianos vão às urnas em maio escolher um novo presidente e a maioria dos candidatos promete manter as políticas de segurança.

(Reportagem de Patrick Markey)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG