Carro-bomba explode diante de delegacia na Irlanda do Norte

Por Ian Graham BELFAST (Reuters) - Um carro-bomba explodiu na noite de quinta-feira diante de uma delegacia na Irlanda do Norte, deixando dois feridos, dias depois de entrarem em vigor as últimas medidas relativas ao processo de paz na província britânica.

Reuters |

O dispositivo explodiu junto à delegacia de Newtownhamilton, após um telefonema de alerta a um hospital de Belfast, segundo a polícia.

Um carro-bomba havia sido desativado no mesmo local, no condado de Armagh, há dez dias. O grupo republicano IRA Continuidade assumiu a responsabilidade por aquela tentativa de atentado. Essa facção é contra o processo de paz e matou um policial no ano passado, em meio aos três dias de maior violência na Irlanda do Norte em mais de uma década.

O novo ataque aparentemente foi programado para coincidir com a transferência dos poderes policiais e judiciários de Londres para as autoridades locais, e com a nomeação do primeiro-ministro da Justiça do governo da Irlanda do Norte.

Essas medidas são os últimos passos formais sob um processo, lançado pelo Acordo da Sexta-Feira Santa (1998), que resultou em autonomia administrativa para a província, sob um governo que representa tanto os católicos republicanos, favoráveis à fusão com a vizinha República da Irlanda, quanto os protestantes "unionistas", ou seja, pró-Grã-Bretanha.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG