Carro-bomba é desativado perto de escola na Irlanda do Norte

Belfast (R.Unido), 30 jan (EFE).

EFE |

- Um carro-bomba foi desativado hoje perto de uma escola primário na localidade de Castlewellan, no sudeste da Irlanda do Norte, informou a Polícia.

A bomba, de aproximadamente 136 quilos e de fabricação caseira, estava no porta-malas de um carro preto.

Policiais e peritos do Exército britânico vinham inspecionando o automóvel desde a última terça-feira, quando um telefonema alertou para a colocação da bomba.

Segundo os autores da chamada, o veículo ia ser estacionado nas proximidades da base do Exército britânico em Ballykinler, localidade vizinha a Castlewellan. Porém, o carro acabou estacionado perto de uma escola.

"As pessoas que fizeram isto mostraram um cruel desprezo pela vida de todo o mundo em nossa comunidade", afirmou Greg Blain, superintendente do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI).

"Colocaram uma bomba grande e viável em um carro, a abandonaram em uma área próxima a casas e escolas e deram por telefone advertências vagas sobre a localização e a natureza da ameaça", disse o superintendente.

Sem atribuir o fato a um grupo específico, Blain disse que "aqueles que operam sob bandeiras da conveniência são simplesmente terroristas e criminosos que desejam arrastar todos aos dias obscuros do passado, usando a violência como uma ferramenta política".

Segundo a "BBC", os responsáveis pela bomba podem ser "dissidentes" do Exército Republicano Irlandês (IRA), que em 2005 anunciou seu desarmamento. EFE pa/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG