relegue para sempre bloqueio a Cuba - Mundo - iG" /

Caricom espera que Obama relegue para sempre bloqueio a Cuba

Santiago de Cuba (Cuba), 8 dez (EFE).- Os chefes de Estado caribenhos que participam hoje da III cúpula Cuba-Comunidade do Caribe (Caricom) defenderam que o Governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, retire para sempre o bloqueio econômico e comercial que seu país mantém a Cuba desde 1962.

EFE |

"A Comunidade do Caribe espera que a mudança transformadora em curso nos Estados Unidos relegue para sempre essa medida à história", afirmou o primeiro-ministro de Antígua e Barbudas e presidente temporário da Caricom, Baldwin Spencer, em seu discurso durante a abertura do fórum em Santiago de Cuba.

Spencer destacou que o embargo americano contra a ilha é "uma surpreendente relíquia" e se mantém "apesar dos arrasadores pedidos de quase todos os Estados-membros das Nações Unidas a favor de sua eliminação".

Na primeira cúpula Cuba-Caricom, em Havana, em 2002, o fórum incluiu em sua declaração final uma condenação ao bloqueio que foi ratificada na reunião de Bridgetown, Barbados, em 2005.

O ditador cubano Raúl Castro disse ontem à noite que Cuba "pôde resistir meio século e está preparada para resistir outro meio século", em referência à "hostilidade do inimigo principal da ilha, o Governo dos Estados Unidos".

O presidente eleito americano anunciou sua predisposição a levantar algumas das restrições que fazem parte do embargo, como as referidas a viagens e remessas à ilha.

Na semana passada, o ministro cubano de Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, indicou que se Obama tomar essa decisão "será um primeiro passo positivo", embora "só o começo", e acrescentou que seu país espera os "fatos práticos" do novo presidente antes de dizer que as relações bilaterais entraram em uma nova etapa.

Na quinta-feira, o ex-ditador Fidel Castro disse em um de seus freqüentes artigos de opinião que o Governo de Cuba pode falar com Obama "onde ele desejar". EFE jlp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG