Cargueiro russo se acopla à ISS após 5 dias de testes de voo

Moscou, 12 mai (EFE).- A nave russa Progress M-02M, que transporta duas toneladas e meia de carga, se acoplou hoje sem problemas à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).

EFE |

"Todos os sistemas da nave funcionaram com normalidade. O acoplamento ocorreu em regime automático", disse um porta-voz do CCVE à agência "Interfax".

A carga inclui o novo traje espacial Orlan-MK, além de reservas de combustível, água e oxigênio, comida, frutas e verduras frescas, equipamento médico e científico e presentes para os tripulantes.

Atualmente, está presente na estação orbital a expedição número 19, integrada pelo russo Gennady Padalka, assim como por seu colega da Nasa (agência espacial americana) Michael Barratt e o astronauta japonês Koichi Wakata.

A "Progress M-02M", lançada no dia 7 da base de Baikonur, levou cinco dias para chegar à plataforma orbital, em vez dos habituais dois, porque, durante o trajeto, foi realizada uma série de testes de voo e provas dos sistemas da nave.

Esta é a segunda nave da nova série de cargueiros, que se diferencia dos anteriores principalmente por seus sistemas de comando digitais. EFE si/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG