Artic Sea localizado a 750 km de uma ilha de Cabo Verde - Mundo - iG" /

Cargueiro Artic Sea localizado a 750 km de uma ilha de Cabo Verde

O cargueiro Arctic Sea, misteriosamente desaparecido no final de julho, se encontra a uns 750 km de uma das ilhas do arquipélago de Cabo Verde, informou uma fonte militar que não quis ser identificada.

AFP |

"A guarda costeira de Cabo Verde está em contato com as agências e organismos internacionais que informam, a todo momento, a evolução do avanço do barco", acrescentou a fonte.

O arquipélago de Cabo Verde se situa no Oceano Atlântico, a 450 km do litoral do Senegal.

Navios de guerra russos realizam buscas do "Artic Sea", de bandeira de Malta, do qual não se tem notícias desde o fim de julho após a passagem pelo Canal da Mancha.

O presidente russo, Dmitri Medevedev, determinou na quarta-feira ao ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, a adoção das medidas necessárias para encontrar e, se necessário, liberar o cargueiro e a tripulação russa.

O navio, contactado em 28 de julho pela guarda costeira de Dover (sul da Inglaterra), deveria ter ancorado em 4 de agosto em Bejaia, na Argélia.

O cargueiro foi visto na madrugada de 29 para 30 de julho, durante a passagem por Ouessant, nas costas do noroeste da França, segundo o Centro Regional Operacional de Vigilância e Salvamento (CROSS).

O "Arctic Sea", com tripulação russa, transportava um carregamento de madeira finlandesa avaliado em mais de um milhão de euros e devia ter chegado à Bejaia, na Argélia, em 4 de agosto.

Em 3 de agosto, a Interpol advertiu os britânicos que o cargueiro foi abordado no dia 24 de julho por homens encapuzados quando estava em águas suecas, no Mar Báltico. Os homens permaneceram a bordo por 12 horas.

Segundo analistas, o cargueiro teria sido vítima de uma nova forma de pirataria marítima em águas europeias.

bfi/fp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG