Cargueiro chinês é sequestrado na costa do Irã

Embaixada chinesa está em contato com autoridades iranianas para resgatar navio e tripulação; não está claro se piratas são somalis

iG São Paulo |

Um cargueiro chinês foi sequestrado por piratas no sul do Irã, informou a embaixada chinesa em Teerã. O navio teria sido atacado na sexta-feira de manhã, próximo ao porto iraniano de Chabahar.

Quênia: Piratas somalis libertam refém britânica sequestrada

O navio de carga Xianghuamen pertence à empresa Nanjing Ocean Shipping, segundo o site da embaixada. Cerca de 28 pessoas estariam a bordo. Segundo a embaixada chinesa ainda, a embarcação foi sequestrada no Golfo de Omã, costa do Irã. 

A embaixada está em contato com autoridades iranianas e pediu ao governo para tomar todas as medidas necessárias para recuperar o navio e a sua tripulação com segurança, de acordo com o comunicado.

Não está claro qual a nacionalidade dos piratas que tomaram a embarcação. A maioria dos navios é sequestrada por piratas somalis. Nos últimos anos, piratas somalis ampliaram suas operações pelo Oceano Índico.

Missão: Resgate na Somália fortalece nova tática de defesa dos EUA

A China tem uma histórico de navios que foram atacados diversas vezes por piratas quando atravessavam águas internacionais perto do Mar da Arábia. Pequim tem um papel importante na operação naval internacional que luta contra a pirataria na costa da Somália.

*Com Reuters e BBC

    Leia tudo sobre: chinairã. piratassomáliacargueiroomã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG