Caravana parte rumo à selva colombiana para pedir libertação de reféns

Uma caravana que reúne autoridades civis, ativistas humanitários e parentes de reféns da guerrilha das Farc sai nesta sexta-feira de Bogotá rumo à selva no sul da Colômbia, onde estariam alguns dos reféns, para exigir sua libertação.

AFP |

Cerca de 400 pessoas em oito ônibus e vários carros devem deixar a praça Bolivar, no centro histórico da capital, para um percurso de 400 km que deve terminar domingo no município de El Retorno, no departamento de Guaviare (sudeste).

El Retorno foi o cenário da libertação, em 27 de fevereiro passado, dos ex-deputados Luis Eladio Perez, Gloria Polanco, Jorge Gechem e Orlando Beltran, que estavam em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Antes disso, em 10 de janeiro, foram libertadas na mesma área a ex-deputada Consuelo González e Clara Rojas, a ex-companheira de chapa da franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada desde o dia 23 de fevereiro de 2002.

No entanto, os ex-reféns afirmaram que foram libertados depois de caminhar centenas de quilômetros.

Segundo aldeões, Betancourt foi atendida em postos de saúde da região em fevereiro, e um camponês esteve em contato com ela no dia 23 de março passado em El Retorno.

Representantes dos comitês europeus de apoio a Ingrid Betancourt se juntaram à caravana, e delegados das Nações Unidas e das embaixadas de França, Espanha e Suécia na Colômbia atuarão como "observadores", informou à AFP Pedro Arenas, prefeito de San José, capital do departamento de Guaviare.

Um dos ônibus da caravana transporta parentes de militares e policiais em cativeiro há mais de 10 anos. Os organizadores do evento descartaram por ora a presença de parentes dos reféns civis.

A caravana deve chegar ainda nesta sexta-feira a Villavicencio (centro). Sábado, ela seguirá para San José, onde haverá uma vigília. No dia seguinte, uma missa está prevista em El Retorno.

axm/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG