Capitólio é evacuado após avião invadir espaço aéreo do prédio

WASHINGTON - As forças de segurança dos Estados Unidos ordenaram a evacuação do Capitólio após detectar que um avião tinha invadido o espaço aéreo restrito do edifício, o que acabou provando ser alarme falso, informou a imprensa local.

Redação com agências internacionais |

Em seguida, as autoridades confirmaram que não havia perigo, e os trabalhadores da Câmara de Representantes e do Senado, que têm sede no Capitólio, puderam voltar às atividades.

O episódio teve fim quando dois jatos F-16 e dois helicópteros da guarda costeira interceptaram o avisão e o escoltaram até o aeroporto em Marylanda, de acordo com a Administração Federal de Aviação. O porta-voz do Comando do Norte americano Michael Kucharek disse que dois helicópteros estabeleceram comunicação com o piloto.

O dono do Aeropórto Indian Head, Gil Bauserman, próximo ao condado Charles, em Maryland, disse que o piloto e sua mulher iam do maine, ao extremo norte dos EUA, para a Carolina do Norte, no sul do país, visitar a filha do casal. Bauserman disse que nada mais que um problema de tecnologia forçou o avião a entrar no espaço aéreo restrito do local e por isso acionar uma reação militar.

"Foi só um erro de navegação, o GPS deixou o piloto confuso", disse Bauserman em uma entrevista à AP.

"Isso já aconteceu muitas vezes. A segurança da área restrita do distrito federal só pega pessoas inocentes. Nunca pegou um terrorista, só pessoas que cometeram erros", disse.

Para cumprir a lei, as autoridades bloquearam as atividades normais em outros lugares de Washington, como, por exemplo, a Casa Branca, onde os jornalistas que trabalham no local não puderam sair da sala de imprensa até que a normalidade fosse restabelecida.

A fiscalização do espaço aéreo de Washington aumentou consideravelmente depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Desde então, houve vários incidentes de aviões que invadem por engano a área de segurança restrita em sua rota em direção ao principal aeroporto da cidade, que fica na região metropolitana.

(Com informações da AP e da EFE)


Leia mais sobre Capitólio

    Leia tudo sobre: capitólio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG