Capitão de navio sequestrado é mantido refém por piratas somalis, diz Pentágono

NAIRÓBI - O capitão do navio Maersk Alabama, sequestrado na madrugada desta quarta-feira, continua sendo mantido refém por piratas da Somália, segundo fontes não-identificadas do Pentágono e membros da tripulação.

Redação com agências internacionais |

Os tripulantes retomaram o controle do navio após prenderem um dos piratas. Porém, apesar de deixar a embarcação, os sequestradores levaram o capitão para um bote salva-vidas.

"Eles querem ficar com nosso capitão para pedir um resgate", disse o tripulante Ken Quinn à rede de televisão CNN. "Pegamos um dos dos piratas e o fizemos de refém por 12 horas. Nós o devolvemos, eles não devolveram o capitão."


Foto de arquivo mostra o navio sequestrado nesta quarta-feira / AP

Sequestro na madrugada

Os piratas somalis sequestraram o navio de carga dinamarquês com  tripulantes americanos na madrugada desta quarta-feira.

A embarcação Maersk Alabama, de 17 mil toneladas, foi capturada no Oceano Índico a cerca de 645 km a leste da capital da Somália, Mogadíscio. Segundo forças de segurança marítima da União Europeia, os tripulantes não foram agredidos durante o sequestro.

Este é o sexto sequestro de navios por piratas da Somália nos últimos dias. Apenas nesta semana, uma embarcação britânica e outra taiwanesa foram capturadas.

Patrulha

O navio britânico estava em uma área fortemente patrulhada pelas forças europeias, que consiste em seis navios e dois aviões. Outra dezena de patrulhas antipirataria atuam na região.

Mesmo assim, no último mês, os piratas somalis conseguiram capturar 15 navios - em janeiro e em fevereiro, o total havia chegado a dois. Especialistas acreditam que no início do ano, os piratas sofreram com o mau tempo.

"Eles foram prejudicados, mas agora que o tempo melhorou, eles voltaram a atuar", disse Rashid Abdi, da organização International Crisis Group, com sede em Bruxelas, na Bélgica.

Leia mais sobre piratas

* Com AFP e AP

    Leia tudo sobre: piratas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG