A partir desta terça-feira casais homossexuais podem obter licenças de casamento na capital dos Estados Unidos, uma semana após a http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/02/supremo+autoriza+casamento+gay+em+washington+9415226.html target=_topSuprema Corte do país ter autorizado o Distrito de Columbia, onde está a cidade de Washington, a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Cerca de 150 casais homossexuais poderão pegar suas licenças de casamento nesta terça-feira. Esses são os casais que fizeram a requisição na última semana , no primeiro dia após a aprovação da lei em Washington. Muitos deles enfrentaram filas de mais de quatro horas nos cartórios da cidade em 3 de março.


Darlene Garner e Candy Holmes se emocionam ao
fazer o pedido formal da licença de casamento em Washington / AFP

Briga na Suprema Corte

O casamento entre pessoas do mesmo sexo em Washington foi autorizado pela Suprema Corte dos Estados Unidos na última semana .

O Supremo rejeitou a ação de grupos opostos ao casamento gay que pediam a suspensão da autorização ao matrimônio enquanto é analisado um recurso contra a medida.

Mas a batalha ainda não está totalmente vencida para os que apoiam a igualdade de direitos para os casais homossexuais. Uma coalizão de organizações religiosas, igrejas e ativistas da comunidade negra já indicou que poderá apresentar um requerimento perante os tribunais.

A maioria da população do Distrito de Columbia é negra e influenciada por suas igrejas, que progressistas em relação a alguns direitos civis, mas conservadoras em assuntos de família e sexo.


Manifestantes protestam contra casamento entre pessoas do mesmo sexo / AFP

Liberdade em outros Estados

A igualdade de direitos já existe nos Estados de Massachusetts, New Hampshire, Iowa e Connecticut. Vermont passou a reconhecer a união civil em 2009, enquanto a Califórnia permitiu casamentos entre pessoas do mesmo sexo por um período, mas suspendeu a liberação após plebiscito.

Em Maryland não existe o casamento homossexual, mas se reconhece a legalidade das uniões realizadas nos Estados onde há esse direito.

* Com AP e AFP

Leia mais sobre casamento gay

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.