Capital da Ossétia do Sul tem noite tranquila após fim de operações militares

Moscou, 13 ago (EFE).- Tskhinvali, a capital da região separatista georgiana da Ossétia do Sul, passou uma noite calma, após o anúncio, na última terça-feira, do fim das ações militares na região.

EFE |

"Praticamente não foram ouvidos disparos, salvo um ou outro tiro isolado", comunicou a agência oficial russa "RIA Novosti", que destacou que não houve disparos de armamento pesado, artilharia e tanques.

As autoridades da Ossétia do Sul assinalaram que não houve feridos por causa dos disparos isolados, qualificados de "provocação contra as tropas de paz russas".

Rússia e Geórgia aceitaram o plano apresentado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em nome da União Européia (UE), e que prevê o retorno das tropas russas e georgianas a suas posições anteriores ao conflito.

Sarkozy, que ocupa a Presidência rotativa da UE, conseguiu o consentimento de ambos os países com o plano, em visitas a Moscou e Tbilisi, nas quais se encontrou com os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e georgiano, Mikhail Saakashvili.

Pouco antes da chegada de Sarkozy, ontem, a Moscou, Medvedev anunciou o fim das operações militares russas na Geórgia.

"O objetivo da operação para impor a paz foi cumprido. A segurança das tropas de paz e dos cidadãos russos está garantida", disse Medvedev em alusão aos habitantes da Ossétia do Sul. EFE bsi/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG