Candidatos a Vice nos EUA discordam sobre economia em debate

Saint Louis (EUA), 2 out (EFE).- Os candidatos à Vice-Presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden e a republicana Sarah Palin, discordaram hoje em seu debate sobre como enfrentar os atuais problemas da economia no país.

EFE |

No esperado debate, realizado na Universidade George Washington, em San Luis, no estado do Missouri, os candidatos criticaram mutuamente seus planos para a redução de impostos.

Palin afirmou que é necessário manter os cortes de impostos atuais para impulsionar a economia e ajudar na criação de empregos.

Já Biden disse que ele e seu companheiro de chapa, Barack Obama, cortarão os impostos que contarem com receita inferior a US$ 250 mil anuais, "o que representa as taxas de 95% da população", mas aumentarão os dos mais ricos e das grandes empresas.

Segundo o senador por Delaware, isso fará "justiça para o motor da economia nos Estados Unidos: a classe média".

"Quando a classe média prospera, os Estados Unidos prosperam", afirmou o democrata.

Palin respondeu que esse plano "esquece milhões de pequenas empresas" que veriam seus impostos aumentar e sua produtividade cair.

"Nem sempre o Governo representa a solução, mas com freqüência é o problema. Devemos deixar que o setor privado cresça e prospere", afirmou a republicana.

Biden e Palin comentaram também o plano de resgate do sistema financeiro que o Congresso americano debate esta semana e que está avaliado em cerca de US$ 700 bilhões.

Os dois aspirantes defenderam sua aprovação para enfrentar uma paralisia no sistema de crédito que ameaça se estender à economia familiar.

A governadora do Alasca afirmou que "há medo entre as famílias dos Estados Unidos".

"A economia está enfraquecida, é necessária uma reforma e John McCain, o candidato presidencial republicano, é quem pode oferecê-la", disse.

Biden declarou que "é necessário uma mudança fundamental no foco da política econômica", para que se concentre na classe média. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG