Candidato ligado a Berlusconi prometia seleção para emprego

Roma, 24 nov (EFE).- Gianni Chiodi, candidato do partido de Silvio Berlusconi, Povo da Liberdade (PDL), à Presidência da região dos Abruzos (centro da Itália) suspendeu de sua campanha, após receber uma inundação de críticas, a promessa de selecionar jovens para empregos, caso fosse eleito.

EFE |

"Todos os jovens que se apresentarem com um currículo nas sedes do partido antes das eleições serão chamados, dentro de dois meses, para uma seleção de trabalho se eu for eleito", dizia Chiodi em propaganda nas televisões locais e em sua página da internet.

Além disso, o candidato do PDL para a eleição nesta região, prevista para o próximo fim de semana - 30 de novembro e 1º de dezembro -, enviou cartas a todos os jovens de Abruzo nas quais prometia estas seleções de trabalho a partir de janeiro de 2009.

A eleição em Abruzos acontece após a detenção, em julho, do presidente da região, Ottaviano del Turco, acusado de corrupção em uma investigação sobre a gestão da saúde regional.

A iniciativa de Chiodi, chamada "Todos os Jovens do Presidente", teve vida curta devido às criticas, que a classificavam de tentativa de "comprar votos".

"O anúncio do PDL é uma vergonha muito grave, contra a qual apresentaremos uma denúncia, porque tentar comprar votos é um crime", afirmou o líder do partido A Direita, Francesco Storace.

O membro da Refundação Comunista Marco Gelmini lamentou que na Itália se continue fazendo política na base do "clientelismo" e que inclusive, como neste caso, faça parte abertamente de uma promessa eleitoral.

Chiodi defendeu sua proposta como uma maneira de criar iniciativas concretas para ajudar os jovens, mas retirou o anúncio, já que "corria o perigo de ser instrumentalizado" por seus adversários políticos.

O candidato do PDL tem como maior adversário nas eleições do próximo fim de semana o representante do Partido Democrata (PD) Carlo Costantini. EFE ccg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG