Candidato da oposição lidera eleição presidencial na Croácia

ZAGREB (Reuters) - O opositor social-democrata Ivo Josipovic liderava a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais da Croácia neste domingo, mostraram pesquisas de boca-de-urna. Os croatas foram às urnas para escolher um novo presidente. O candidato oposicionista prometeu apoiar a campanha governamental de combate à corrupção, uma parte fundamental da candidatura do país para ingressar na União Europeia.

Reuters |

O social democrata Ivo Josipovic, de 52 anos, professor de Direito e compositor, conseguiu 64,6 por cento dos votos, segundo as pesquisas de boca-de-urna da emissora Nova TV. O prefeito de Zagreb, Milan Bandic, obteve 35,4 por cento dos votos como candidato independente.

Ambos defendem a meta da Croácia de completar neste ano as negociações para o ingresso do país na UE, com vistas a entrar no bloco em 2012. Combater a corrupção é a principal exigência que Zagreb terá que satisfazer, além de promover uma reforma em seu Judiciário e na administração pública.

"Temos um candidato que é um trabalhador incansável (Bandic) e um que é acadêmico. O ideal seria uma combinação dos dois. Sou da classe trabalhadora, por isso votei no trabalhador," disse o aposentado Miljenko Jovic, que votou em Zagreb.

(Reportagem de Zoran Radosavljevic)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG