Canceladas reunião e declaração conjunta entre CAN e UE

Praga, 12 mai (EFE).- A reunião que estava prevista para quinta-feira, em Praga, entre a Comunidade Andina de Nações (CAN) e a União Europeia (UE) foi cancelada, assim como o projeto de declaração conjunta.

EFE |

Segundo informaram à Agência Efe fontes européias, a ausência da Bolívia levou a Presidência da CAN, atualmente nas mãos do Equador, a cancelar a reunião entre o grupo andino e a parte europeia.

"Como a Bolívia não vem, não pode haver reunião com a CAN" como bloco, disseram as fontes, que precisaram também que não será adotada uma declaração conjunta.

A Bolívia considera que não foram respeitados os procedimentos internos de decisão dentro da CAN quando Peru, Colômbia e Equador decidiram continuar as negociações comerciais com a UE de forma bilateral, e não como bloco.

A UE iniciou primeiro negociações para um amplo acordo de associação - que, além de um pilar comercial, contava com um diálogo político e outro de cooperação - com a CAN como bloco, mas o diálogo não prosperou, devido às reservas da Bolívia a aceitar vários capítulos. EFE rja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG