mentalidade da era soviética da Rússia - Mundo - iG" /

Canadá se diz preocupado com mentalidade da era soviética da Rússia

Toronto (Canadá), 14 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, criticou hoje a Rússia por sua intervenção na Geórgia, e se disse muito preocupado por Moscou estar desenvolvendo uma mentalidade da era soviética.

EFE |

Harper também afirmou que as ações russas deveriam ser condenadas pelos países democráticos.

"Estou realmente preocupado com a noção que vejo surgindo na Rússia e que é a noção de que a Rússia tem algo a dizer ou algum tipo de controle sobre países além de suas fronteiras", afirmou o premiê canadense durante uma visita a província de Terra Nova e Lavrador.

"No meu ponto de vista, o desenvolvimento desta noção é muito preocupante. Realmente indica uma mentalidade da era soviética. que acho que é algo que todos os países democráticos deveriam criticar de modo firme. Espero que a Rússia reconsidere suas ações", acrescentou Harper.

Apesar de Canadá e Rússia manterem um histórico de boas relações desde a queda do regime soviético, nos últimos anos, os atritos entre os dois países aumentaram, devido, principalmente, à disputa por recursos no oceano Ártico.

Em agosto de 2007, dois minissubmarinos da Rússia colocaram uma bandeira do país no fundo do oceano Ártico, ato que foi considerado uma provocação pelo Canadá, que também tem interesse em explorar os recursos energéticos da região.

Poucos dias depois do gesto russo, Harper anunciou uma série de medidas para reforçar a soberania canadense na região, entre elas a futura instalação de bases militares. EFE jcr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG