Canadá realiza terceira eleição geral em quatro anos

O Canadá realiza nesta terça-feira a terceira eleição geral em quatro anos com uma campanha dominada pela crise econômica mundial. O primeiro-ministro conservador Stephen Harper, que lidera um governo de minoria desde 2006, convocou a eleição extraordinária há cinco semanas para tentar conseguir a maioria no Parlamento.

BBC Brasil |

As pesquisas de opinião sugerem que seu partido vai conseguir a vitória, mas sem a maioria parlamentar.

O principal desafio vem da oposição oficial, os Liberais liderados por Stephane Dion. Mas, segundo o correspondente da BBC em Toronto Lee Carter, as pesquisas eleitorais mostram que a crise econômica mundial pode ter prejudicado o partido do governo.

O Canadá é o primeiro país desenvolvido a passar por uma eleição desde o início da atual crise mundial nos mercados.

O premiê Stephen Harper convocou as eleições em setembro, mas foi criticado durante a campanha por não mostrar empatia com os canadenses que perderam dinheiro durante a crise.

O principal adversário de Harper, o liberal Stephen Dion, promoveu durante sua campanha um ambicioso plano de imposto sobre emissões de carbono.

Dion, um canadense francês do Quebec, teria tido dificuldades para convencer os eleitores, o que pode levar a uma divisão dos votos entre os vários partidos da oposição, os Liberais e os dois partidos menores, os Novos Democratas e o Verde.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG