Canadá publica primeiro mapa geológico completo do Ártico

O Canadá publicou o primeiro mapa global do Ártico, detalhando características geológicas que revelam onde pode haver reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes sob a neve e o gelo.

AFP |

Os mapas da Comissão Geológica do Canadá (CGC) contêm dados coletados e compilados durante vários anos num esforço conjunto de Canadá, Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia, a um custo de um bilhão de dólares.

O objetivo é que os novos mapas ajudem as companhias de exploração de gás e petróleo, além de funcionar como uma ferramenta para ajudar na resolução de disputas territoriais do território ártico por vários países do norte.

Para realizar seu trabalho, os geólogos canadenses reuniram dados submarinos aferidos com a ajuda de navios quebra gelo e aparelhos de sonar, além de contar com fotos aéreas, estudos sísmicos e pesquisas feitas por expedições sobre esquis e em trenós puxados por cães.

Os mapas indicam a composição do subsolo e identificam as placas tectônicas, as falhas e os vulcões submarinos, cuja localização é frequentemente sinônimo de reservas de minerais preciosos.

amc-sab/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG