Canadá marca eleições gerais para 2 de maio

Depois da queda do premiê conservador Stephen Harper, David Johnston exerce o papel de Chefe de Estado

EFE |

Pela quarta vez em sete anos os canadenses irão às urnas  para escolher seu Governo, anunciou neste sábado o primeiro-ministro interino do país, Stephen Harper. Harper anunciou a data das eleições gerais no dia 2 de maio depois de se reunir nas primeiras horas deste sábado com o governador-geral do país, David Johnston, que exerce o papel de Chefe de Estado em representação da rainha da Inglaterra.

O governo canadense caiu na sexta-feira (25) após uma histórica moção de censura na qual os três grupos da oposição (Partido Liberal, Bloco Quebequense e Novo Partido Democrático) decidiram por 156 votos a favor e 145 contra declarar que o gabinete de Harper tinha cometido desacato ao Parlamento.

As pesquisas divulgadas nos últimos dias colocam o Partido Conservador de Harper entre sete e 11 pontos à frente do segundo partido, o Liberal, de Michael Ignatieff.

No entanto, as pesquisas também mostram que os escândalos éticos que envolveram Harper nos últimos meses estão começando a prejudicar sua imagem perante o eleitorado do país

    Leia tudo sobre: Canadáparlamentoeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG