inaceitáveis comentários de Karzai sobre talibãs - Mundo - iG" /

Canadá considera inaceitáveis comentários de Karzai sobre talibãs

Toronto (Canadá), 7 abr (EFE).- O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, qualificou hoje de inaceitáveis as declarações do presidente afegão, Hamid Karzai, em que ameaçou aliar-se aos talibãs se os países ocidentais seguissem pressionando-o.

EFE |

Durante uma entrevista coletiva nos arredores de Toronto, Harper disse que não "sabe o contexto das declarações de Karzai", mas o que observou "na imprensa é totalmente inaceitável".

Karzai assegurou, durante uma reunião privada com deputados, que se aliará ao grupo talibã "se os estrangeiros seguirem pressionando-o", segundo disse à Agência Efe um dos presentes no encontro.

Ottawa tem mais de 2.500 soldados atuando no Afeganistão, em sua maioria na conflituosa província de Kandahar, e, desde 2002, 141 soldados canadenses morreram no país asiático, o que torna o Canadá o terceiro país ocidental em número de baixas.

"Temos homens e mulheres que estão ali colocando suas vidas em perigo para ajudar a população em sua luta contra os talibãs. Essas declarações não ajudam e, no contexto do perigoso trabalho que nossa gente está realizando, são completamente inaceitáveis para o Canadá", disse Harper. EFE jcr/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG