preocupação - Mundo - iG" /

Canadá condena lançamento norte-coreano e expressa preocupação

Toronto (Canadá), 5 abr (EFE).- O Governo canadense expressou hoje sua preocupação pelo lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte.

EFE |

"O Canadá está muito preocupado pela decisão da Coreia do Norte de lançar um foguete de longo alcance. Esta ação desaconselhável fragiliza a confiança no compromisso norte-coreano com a paz e a segurança", afirmou o ministro de Assuntos Exteriores canadense, Lawrence Cannon, em comunicado.

Para Ottawa, o lançamento mascara o desenvolvimento do programa de mísseis norte-coreano e, por isso, o Canadá pede que o país asiático "suspenda todas as atividades relacionadas".

"A comunidade internacional também deve permanecer vigilante para evitar as exportações para a Coreia do Norte de produtos e tecnologia relacionados com a indústria nuclear e com mísseis", acrescentou Cannon.

Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul criticaram o lançamento, já que, segundo esses países, ajudará o regime comunista norte-coreano no desenvolvimento de mísseis de longo alcance e, portanto, é uma violação da resolução 1.718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os três países se mostraram de acordo em convocar de maneira urgente o Conselho de Segurança da ONU, que se reúne hoje, para impor sanções ao regime norte-coreano por descumprir a resolução que o obriga a deter seu desenvolvimento de mísseis balísticos. EFE jcr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG