Toronto (Canadá), 5 abr (EFE).- O Governo canadense expressou hoje sua preocupação pelo lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte.

"O Canadá está muito preocupado pela decisão da Coreia do Norte de lançar um foguete de longo alcance. Esta ação desaconselhável fragiliza a confiança no compromisso norte-coreano com a paz e a segurança", afirmou o ministro de Assuntos Exteriores canadense, Lawrence Cannon, em comunicado.

Para Ottawa, o lançamento mascara o desenvolvimento do programa de mísseis norte-coreano e, por isso, o Canadá pede que o país asiático "suspenda todas as atividades relacionadas".

"A comunidade internacional também deve permanecer vigilante para evitar as exportações para a Coreia do Norte de produtos e tecnologia relacionados com a indústria nuclear e com mísseis", acrescentou Cannon.

Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul criticaram o lançamento, já que, segundo esses países, ajudará o regime comunista norte-coreano no desenvolvimento de mísseis de longo alcance e, portanto, é uma violação da resolução 1.718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os três países se mostraram de acordo em convocar de maneira urgente o Conselho de Segurança da ONU, que se reúne hoje, para impor sanções ao regime norte-coreano por descumprir a resolução que o obriga a deter seu desenvolvimento de mísseis balísticos. EFE jcr/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.