Canadá anuncia que entregará resíduos nucleares aos EUA

Washington, 12 abr (EFE).- O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, anunciou hoje que o país entregará seus resíduos nucleares ao seu fornecedor, os Estados Unidos, em uma iniciativa para garantir a segurança dos materiais atômicos.

EFE |

Em Washington, onde participa da cúpula sobre segurança nuclear aberta hoje com a presença de 47 países, Harper declarou que o Canadá devolverá "uma quantidade significativa" do urânio altamente enriquecido do país antes de 2018.

"Embora esse material esteja evidentemente bem guardado no Canadá, achamos que o melhor que todos os países podem fazer, não apenas nós, é devolvê-lo ao seu país de origem", argumentou Harper.

Mais cedo hoje, a Casa Branca informou que a Ucrânia decidiu se desfazer de seu urânio de alta gradação, suficiente para fabricar "várias bombas nucleares".

O material radioativo canadense virá de seu reator em Chalk River, uma instalação que começou a funcionar em 1945 após um acordo entre Canadá, EUA e Reino Unido para cooperar em um projeto de água pesada.

O Canadá fornecerá US$ 65 milhões para o transporte do urânio.

EFE mv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG