Campanha visa a reduzir mortalidade infantil provocada por pneumonia e diarréia

A pneumonia e a diarréia, duas enfermidades que matam um em cada três crianças no mundo, são as principais preocupações dos programas de prevenção de doenças, informou nesta sexta-feira, em Genebra, a organização GAVI Alliance, que agrupa governos, filantropos, indústrias farmacêuticas e entidades internacionais como a OMS (Organização Mundial da Saúde).

AFP |

Essas duas doenças juntas representam 36% do total de mortes infantis no mudno.

Em 2007 a GAVI Alliance colocou em andamento um programa de acesso a vacinas contra o neumococo, o microorganismo que causa a pneumonia e a meningite, e o rotavírus, que provoca a diarréia grave. A primeira fase da estratégia visa a vacinação na América Latina e Europa.

Sua extensão para a África e a Ásia depende dos resultados de uma série de estudos clínicos, segundo a organização.

"Novas vacinas e tecnologias, uma maior coordenação e novos canais de financiamento estão permitindo que lutemos contra as enfermidades de uma maneira mais metódica e consistente", afirmou Julian Lob-Levyt, secretário executivo da Alliance, acrescentando que esses progressos poderão ser realizados graças às constribuições de governos, organizações de saúde e atores do setor privado.

hmn/cll/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG