Caminhões-tanque são alvos de novo ataque no Paquistão

Insurgentes incendiaram ao menos 28 veículos no sexto ataque depois do fechamento da fronteira com o Afeganistão

iG São Paulo |

Ao menos 28 caminhões-tanque da Otan foram incendiados neste sábado por insurgentes armados no sudoeste do Paquistão, no sexto ataque deste tipo em pouco mais de uma semana, informaram fontes oficiais.

De acordo com informações da rede de TV CNN, o ataque aconteceu na região de Mitri, 180 km a sudeste de Quetta, capital da província do Baluchistão, rica em petróleo e gás, na fronteira com Irã e Afeganistão.

AFP
De acordo com a polícia, 30 homens armados atacaram os caminhões-tanque que estavam estacionados perto de um hotel na beira da estrada
Trinta homens armados atacaram os caminhões-tanque que estavam estacionados perto de um hotel na beira da estrada, abrindo fogo e ferindo dois membros da polícia local", relatou um oficial da polícia de Mitri, Abdul Mateen. Os caminhões, que estavam a caminho do Afeganistão, haviam parado no local para passar a noite.

Nenhum grupo reivindicou o atentado até o momento. Na última semana, o Talibã no Paquistão havia promovido uma série de ataques semelhantes – ao destruir 149 veículos de transporte de equipamento, mantimentos e combustível a serviço das forças da Otan no Afeganistão – depois que as autoridades locais fecharam as passagens na fronteira com o Afeganistão.

O fechamento da fronteira foi uma resposta a incursões de helicópteros da Otan em território paquistanês.

Helicóptero

A Otan admitiu que dois de seus helicópteros entraram no Paquistão no dia 30 de setembro e matou dois guardas de fronteira, confundidos com militantes talibãs após eles dispararem contra os aparelhos. O Paquistão diz que três soldados foram mortos.

A Otan e os Estados Unidos pediram desculpas pela ação, mas o ataque enfureceu a opinião pública paquistanesa e levou a protestos contra a aliança militar.

*Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: otanpaquistãocomboiotalibãinsurgentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG