desapareceu - Mundo - iG" /

Cameron diz que controle de Brown sobre seu Governo desapareceu

Londres, 3 jun (EFE).- O líder do Partido Conservador, David Cameron, de oposição no Reino Unido, desafiou hoje o primeiro-ministro do país, Gordon Brown, a convocar eleições gerais porque seu controle do Governo desapareceu.

EFE |

Na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, Cameron acusou Brown de estar à frente de um Governo que se "desmorona" e de não querer aceitar sua situação política após as renúncias da ministra de Interior, Jacqui Smith, e da secretária de Estado para as Comunidades, Hazel Blears.

Blears anunciou sua saída hoje, um dia antes das eleições locais na Inglaterra e do pleito europeu, nas quais o premiê põe em jogo seu futuro político.

"Por que o primeiro-ministro não aceita que sua capacidade para controlar seu gabinete simplesmente desapareceu?", perguntou Cameron a Brown em uma acalorada sessão parlamentar.

O chefe de Governo reconheceu que as últimas semanas foram muito difíceis para todos os deputados, em clara referência ao escândalo das despesas excessivas de parlamentares.

O primeiro-ministro acusou o Partido Conservador de "não fazer nada" para ajudar o país a superar a crise econômica, enquanto Cameron voltava várias vezes à difícil situação enfrentada pelo primeiro-ministro.

"Se esta gente (Blears e Smith) fez um bom trabalho, por que deixam seus postos?", afirmou o líder opositor.

Blears apresentou sua renúncia um dia depois de Jacqui Smith e os secretários de Estado para a Infância, Beverley Hughes e para o Gabinete, Tom Watson, manifestarem sua intenção de deixar o Governo.

Há a expectativa de que Brown faça uma reformulação de seu gabinete nesta sexta-feira ou na segunda-feira da semana que vem.

EFE vg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG