Camboja faz primeiros testes com mísseis desde fim da guerra civil

Phnom Penh, 4 mar (EFE).- As Forças Armadas do Camboja efetuaram nesta quinta-feira o primeiro teste com mísseis balísticos desde o fim de sua guerra civil, no final dos anos 90, informaram fontes oficiais.

EFE |

Cerca de 200 foguetes foram disparados para o ar de plataformas de lançamento em uma base aérea situada a 180 quilômetros da fronteira com a Tailândia.

O Ministério da Defesa cambojano indicou que o objetivo das provas é calibrar o estado de funcionamento dos projéteis, fabricados durante a Guerra Fria, a maioria deles com origem chinesa ou soviética.

As autoridades cambojanas garantem que não se trata de uma provocação calculada à vizinha Tailândia, com a qual em agosto de 2008 manteve uma crise diplomática sobre a soberania do templo milenar de Preah Vihear, que fica na região de fronteira.

Na ocasião, os países enviaram tropas para a fronteira e estiveram perto de um confronto armado pela disputa sobre a titularidade dos terrenos do mosteiro, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Segundo a ONU, o complexo religioso se encontra dentro do território nacional do Camboja, mas a Tailândia ainda resiste a aceitar a sentença. EFE jcp/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG