Câmara japonesa nomeia Yoshihiko Noda novo primeiro-ministro

Eleito presidente do Partido Democrático, ex-ministro das Finanças é confirmado no cargo de premiê do Japão

iG São Paulo |

AP
Yoshihiko Noda é aplaudido no Parlamento do Japão como novo primeiro-ministro do país
A Câmara Baixa do Parlamento do Japão (Dieta) nomeou nesta terça-feira Yoshihiko Noda como novo primeiro-ministro do país. Noda, que na segunda-feira foi eleito presidente do governante Partido Democrático (PD), recebeu 308 votos a favor e 157 contra na Câmara.

A nomeação de Noda também foi votada no Senado, mas apenas por protocolo, já que pela Constituição japonesa prevalece o resultado da Câmara de Representantes.

Horas antes da votação o gabinete de seu antecessor, Naoto Kan, apresentou sua renúncia , anunciada na semana passada.

Na eleição do Partido Democrático, Noda, de 54 anos, derrotou o ministro do Comércio do país, Banri Kaieda, no segundo turno por 215 votos contra 17.

Ele enfrentará uma longa lista de desafios, incluindo uma série de problemas econômicos, a reconstrução de áreas devastadas pelo terremoto e tsunami deste ano e a crise nuclear na usina de Fukushima.

Favorito do mercado financeiro, Noda era o único entre os cinco candidatos ao cargo que defendia a necessidade de duras reformas para controlar o crescente deficit fiscal do país.

O candidato preferido da população era o ex-ministro do Exterior Seiji Maehara, que apoiou Noda no segundo turno. Os outros dois concorrentes eram o ministro da Agricultura, Michihiko Kano, e o ex-ministro dos Transportes e Infraestrutura Sumio Mabuchi.

Após a votação, Noda fez um apelo pela unidade em seu partido, cada vez mais fragmentado, e pediu que todos deixem de lado as disputas internas para que os cidadãos não se arrependam de ter dado a vitória ao PD nas eleições de 2009, que colocaram fim a mais de meio século de poder do Partido Liberal-Democrata (PLD).

Com EFE

    Leia tudo sobre: japãonaoto kanyoshihiko nodaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG