Câmara iraquiana adia decisão de acordo sobre tropas dos EUA

BAGDÁ - O presidente do Parlamento iraquiano, Mahmoud Mashadani, anunciou que a sessão convocada hoje para que a Câmara vote a minuta do acordo de segurança entre Estados Unidos e Iraque seja adiada para a amanhã.

EFE |

Mashadani explicou no plenário que a sessão será atrasada para dar tempo aos grupos políticos de conseguir um consenso e reduzir a oposição à minuta do pacto, que regulará a presença de tropas americanas no Iraque depois que expire o mandato dado pelo Conselho de Segurança ONU no final deste ano.

"Recebemos afirmações que existe um ambiente positivo e que os dirigentes das plataformas políticas chegaram a um acordo sobre os pontos em que existiam divergências, salvo em um só", disse Mashadani, que não especificou do que se trata esse ponto.

O anúncio do adiamento da votação foi efetuado poucos minutos depois do início da sessão, à qual tinham ido vários deputados.

A minuta do pacto, aprovado de forma unânime há mais de uma semana pelo Conselho de Ministros, estipula que antes de 30 de junho de 2009 terá que ser dado início à retirada das tropas multinacionais das cidades e dos povoados iraquianos, e antes de 30 de dezembro de 2011 de todo o território nacional iraquiano.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG