Câmara dos EUA aprova comércio nuclear com Índia

Washington, 27 set (EFE).- A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje acabar com a proibição de cooperação nuclear com a Índia e permitir o envio de material atômico à nação asiática.

EFE |

A Câmara Baixa ratificou o acordo por 298 votos a favor e 117 contra e a medida será votada nos próximos dias pelo Senado, disse o líder da maioria democrata, Harry Reid, que apóia a medida.

As duas instâncias do Congresso têm sessões este fim de semana porque, devido à crise financeira, seus líderes adiaram um recesso que deveria ter entrado em vigor ontem.

Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu ao Senado que ratificasse o pacto "rapidamente".

Bush afirmou que a aprovação do fim do veto sobre cooperação nuclear com a Índia por parte da Câmara Baixa "é outro passo importante para transformar a relação" com esse país.

O acordo levanta uma proibição que data de três décadas atrás e abrirá o mercado indiano de material nuclear às empresas americanas.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também aprovou o comércio atômico com a Índia em 1º de agosto passado em troca de o Governo indiano permitir as inspeções de suas instalações nucleares civis.

Os EUA impuseram as restrições originais pela recusa da Índia em assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e por ter fabricado bombas atômicas. EFE cma/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG