Câmara dos EUA aprova acordo de cooperação nuclear com Índia

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, neste sábado, um acordo de cooperação nuclear civil com a Índia, pondo fim a três décadas de embargo internacional sobre o comércio nuclear com Nova Délhi, anunciou um porta-voz do Congresso, em Washington.

AFP |

O texto, que ainda deve ser aprovado no Senado, foi adotado com 298 votos a favor e 117 contra, disse a presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi, acrescentando que a cooperação será na forma de transferência de tecnologia e fornecimento de material nuclear.

"A aprovação de hoje do acordo de cooperação nuclear entre Estados Unidos e Índia aprofunda as relações estratégicas dos nossos países, ao mesmo tempo que serve de contrapeso para os esforços de não-proliferação nuclear e das necessidades energéticas indianas", afirmou Pelosi, em um comunicado.

Na quinta-feira, o presidente George W. Bush se reuniu, na Casa Branca, com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, para lhe garantir que "se esforçaria" para fazer com que o acordo fosse adotado. O projeto foi assinado em 2006.

"Estamos trabalhando sem descanso para conseguir sua aprovação o quanto antes (...) É do interesse dos Estados Unidos manter uma relação estratégica forte com a Índia", destacou Bush, durante o encontro.

Segundo nota divulgada há pouco pela Casa Branca, o presidente Bush comemorou a adoção do acordo bilateral.

jkb/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG