Câmara dos Deputados dá voto de confiança ao Governo de Berlusconi

Roma, 14 mai (EFE).- A Câmara de Deputados da Itália deu hoje o voto de confiança pedido pelo Governo de Silvio Berlusconi, um sim que se dava como certa ao se considerar que a coalizão conservadora tem maioria absoluta na câmara baixa.

EFE |

Roma, 14 mai (EFE).- A Câmara de Deputados da Itália deu hoje o voto de confiança pedido pelo Governo de Silvio Berlusconi, um "sim" que era visto como certo ao se considerar que a coalizão conservadora tem maioria absoluta na câmara baixa.

Votaram a favor 335 deputados, enquanto 275 ficaram contrários e um se absteve.

Após este primeiro "sim" parlamentar, o Governo pedirá agora o voto ao Senado, que também se espera que seja afirmativo, já que os conservadores contam também com maioria absoluta na câmara alta.

A votação aconteceu no final do segundo dia do debate de posse, que contou com discursos de líderes da oposição: Walter Veltroni, do progressista Partido Democrata (PD), Antonio Di Pietro, da Itália dos Valores (IDV), e o democrata-cristão Pier Ferdinando Casini.

Walter Veltroni disse que realizarão uma "oposição construtiva" e advertiu os conservadores que não se pode "criminalizar" os imigrantes, em referência ao pacote de medidas urgentes sobre segurança e contra a imigração ilegal que já tem praticamente concluído o Executivo.

"Votaremos contra seu Governo, mas estaremos ao lado nas medidas encaminhadas para conseguir uma Itália mais equânime", disse Veltroni em sua declaração de voto.

O dirigente progressista deu seu apoio a Berlusconi para as reformas, começando pela lei eleitoral.

Já Antonio Di Pietro, o ex-juiz da operação anticorrupção Mãos Limpas, pronunciou um discurso muito duro contra Berlusconi e sem usar meias palavras disse que eles não cairão na "teia de aranha" confeccionada por Berlusconi.

"Temos memória e não queremos perdê-la. Conhecemos bem sua história pessoal e política", declarou Di Pietro. EFE jl/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG