Câmara de Representantes votará proposta para retirar tropas do Iraque

A maioria democrata da Câmara de Representantes dos Estados Unidos submeterá à votação uma proposta para retirar, progressivamente, os soldados americanos do Iraque, até dezembro de 2009, informou a presidente da Casa, Nancy Pelosi, nesta terça-feira.

AFP |

Pelosi anunciou que a lei orçamentária que serve para financiar as operações militares no Iraque e no Afeganistão será debatida a partir de quinta-feira e que, nela, será feita uma emenda específica sobre a guerra no Iraque.

Essa emenda ordena ao governo do presidente George W. Bush que inicie a retirada das tropas 30 dias após a promulgação da lei, de modo que a total remoção dos soldados aconteça até dezembro de 2009. Entre outros pontos, o texto exige que os iraquianos financiem a reconstrução de seu país.

"O presidente Bush insiste em uma guerra sem fim no Iraque, mas os democratas no Congresso se colocam do lado dos americanos que querem trazer as tropas para casa de maneira responsável, segura e em curto prazo", declarou Pelosi em um comunicado.

É previsível, contudo, que o presidente Bush vete a lei, já que se opõe a contar com datas específicas para forçar a retirada militar.

chr/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG