99% de chance de ser devastada por terremoto em 30 anos - Mundo - iG" /

Califórnia tem 99% de chance de ser devastada por terremoto em 30 anos

O estado da Califórnia (oeste) tem mais de 99% de chance de ser atingido dentro dos 30 próximos anos por um terremoto de magnitude superior a 6,7, capaz de provocar grande destruição, anunciou nesta segunda-feira o Instituto de Geofísica Americano (USGS).

AFP |

Em um novo estudo combinando dados reunidos por sismólogos e geólogos, o USGS determinou as probabilidades de ver o estado americano mais povoado devastado por um terremoto.

A probabilidade de ver um terremoto de magnitude superior a 7,5 graus em algum momento nos 30 próximos anos foi estabelecida em 46%, e "tal terremoto tem maior probabilidade de acontecer na parte sul do Estado", onde se encontram Los Angeles e sua região, que representam mais de 16 milhões de habitantes, segundo a mesma fonte.

"A probabilidade de ver um terremoto de magnitude 6,7 ou mais abalar a região de Los Angeles nos 30 próximos anos é de 67%, e na região da baía (de São Francisco) de 63%", destacou o USGS.

"Tais terremotos podem ser mortíferos, como provaram os tremores de 1989 em Loma Prieta (perto de São Francisco), de magnitude 6,9, e de 1994 em Northridge (perto de Los Angeles), de magnitude 6,7", que deixou 60 mortos, lembrou o USGS.

O terremoto de 1989 provocou a queda de parte da ponte que liga São Francisco a Oakland e matou 63 pessoas.

tq/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG