Califórnia tem pelo menos 700 focos de incêndio

Pelo menos 700 focos de incêndio registrados na Califórnia (oeste) levaram a mobilização de milhares de bombeiros, sobretudo ao norte do estado, para combater as chamas, que já consumiram mais de 450 km² de florestas, anunciram nesta segunda-feira as autoridadades californianas.

AFP |

O fogo atingiu diversos pontos ao longo do Estado, desde a fronteira norte com o vizinho Oregon à região de Monterey (sul de São Francisco), e os focos permaneciam ativos na manhã desta segunda-feira, segundo o gabinete estadual de situações de emergência (OES).

A maioria dos incêndios foi provocada por raios de tempestades que desde sexta-feira castigam a Califórnia, atingindo áreas de vegetação extremamente seca.

O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, declarou-se assustado nesta segunda-feira com a quantidade de focos registrados ao mesmo tempo.

"Ontem (domingo) me emocionei ao ouvir que tínhamos 520 incêndios no Estado", disse Schwarzenegger.

"Fui governador por quatro anos e nunca ouvi número semelhante. E depois descobri na manhã de hoje (segunda) que esse número havia subido para 700 focos", acrescentou.

Schwarzenegger informou que 4.300 bombeiros e 372 caminhões foram enviados para combater as chamas.

Este é o segundo ano consecutivo de graves secas na Califórnia, com níveis mínimos de chuva e centenas de incêndios.

No dia 12 de junho, Schwarzenegger proclamou estado de emêrgencia no vale central, maior região agrícola dos Estados Unidos, oito dias depois de declarar estado de seca em toda a Califórnia, onde vivem 37 milhões de pessoas.

Leia mais sobre: incêndio

    Leia tudo sobre: califórnia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG